segunda-feira, 22 de abril de 2013

Uma carta, uma bisavó e muitos medos


Baba Marja,

 

tenho pensado muito em você. Estranho, já que você tinha 91 anos quando eu nasci e nos dez anos que viveu mais nunca nos falamos, apesar de nos vermos. Eu só entendia português e você falava iugoslavo, me explicavam, enquanto traduziam o que você me perguntava: ela quer saber quantos anos você tem. E se vai na escola.

O fato de eu ter medo de você também não ajudava. E convenhamos, eu era uma menina em frente a uma velhinha enrugada e nariguda, com a cabeça branca coberta por um lenço preto e o corpo franzino escondido debaixo de uma camisa, um xale, sete saias longas, meias e sapatos. Tudo preto. Sem contar as lentes grossas e embaçadas dos óculos.

E cá estou eu, quase trinta anos depois, mãe de dois trinetos teus, pensando muito em você.

Desde que me tornei mãe, sou uma mulher medrosa. Medo das doenças, dos acidentes, das tristezas, da violência urbana, das guerras, do ódio, da competição, da crueldade, da pobreza, da falta de caráter. Que mundo, meudeus, que mundo! Mas eu já sabia disso tudo antes de engravidar, por que tanto medo e assombro? Sim, eu já sabia. O que eu não sabia, baba, era o tamanho e a intensidade do amor de uma mãe. Então fico na dúvida se fui ingênua ou irresponsável. E nesse ponto você surge.

Imagino você e meu bisavô, o Veli Ivan que não conheci, vendo filhos nascerem durante uma guerra. Imagino você parindo sozinha enquanto o pai da criança estava matando para não ser morto. Quatro filhos durante e após uma guerra que foi chamada de Primeira Guerra Mundial. Por que, baba? Obrigação, ignorância ou esperança? Quando um filho chegava e rebentava teu peito, você também sentia medo? Ah, baba, quando as perguntas cruciais surgem nossas bisavós se foram.

Então penso em vocês dois assustados deixando a pátria com quatro crianças, rumo a um lugar que mal sabiam onde ficava no mapa. E nesse lugar desconhecido teus filhos cresceram, trabalharam, amaram, sofreram, casaram, procriaram e morreram. E teus netos nasceram, cresceram, estudaram, trabalharam, amaram, sofreram, casaram e procriaram. E teus bisnetos nasceram, cresceram, casaram, procriaram, amam, sofrem, trabalham, estudam, viajam. E teus trinetos nasceram e crescem.

E por alguns minutos, baba, pensar em você faz meu medo sumir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário