segunda-feira, 21 de setembro de 2015

De mãe para filha

Minha filha,

não sei o que terá mudado entre o dia de hoje e o dia em que você lerá essa carta. Alguma coisa. Mais provável que muito pouca coisa.

Talvez ainda te queiram magra e sem curvas, para caber nas roupas fabricadas por empresas incentivadas por tecelagens que precisam desovar alguns tecidos que não deram muito certo, que por sua vez precisam colocar suas peças em revistas e sites que mostram para as mulheres como elas deveriam ser e não são. Você verá, minha filha, que vivemos em nome de convenções tidas como verdades absolutas, sem que ninguém se questione de onde elas vieram e porquê foram inventadas. Inventadas, sim, por uma pessoa ou um grupo de pessoas que chegou antes de nós e decidiu, para benefício dela ou do grupo, que deveria ser desse jeito: teu corpo; teu cabelo; tua pele; a cor que você vai usar no verão ou no inverno; aliás, se você vai usar ou não roupa e qual roupa; o que você vai estudar; o que você vai fazer da vida. Mas lembre-se: tudo não passa de invenção. E se alguém, algum dia, em algum lugar, inventou, outro alguém, em outro dia, em outro lugar, pode desinventar.

Você vai se apaixonar, isso é certeza. E vai amar. E aí te virá uma ideia de casamento, outra convenção. Talvez você se apaixone por um homem e isso te trará menos problemas (quer dizer, só perante a tal sociedade que acredita nas convenções, porque dentro de casa, minha querida...). Talvez você se apaixone por uma mulher. Talvez você se apaixone várias vezes, por homens e mulheres. Eu, infelizmente, só me apaixonei por homens. E me casei, acreditando talvez na convenção mais furada de todas. Amor não é casamento. E não há fidelidade no casamento. Talvez haja lealdade. Ah, e filhos não fortalecem o casamento, pelo contrário. Ficar barriguda incomoda. Amamentar nem sempre é um quadro de Mary Cassatt. Talvez você nem queira filhos. Ser mulher e ser mãe, espero que você perceba isso, são situações diferentes. E válidas.

Se quiser casar com um homem, ou morar com um homem, e quiser ter filhos com esse homem, o que posso te dizer: olhe para o teu sogro. O teu companheiro e pai dos teus filhos será o companheiro e o pai que ele foi. E posso estar errada. E tomara que esteja, se isso for bom para você.

Talvez ainda te chamem de louca e histérica. E de vaca. Não ligue e continue gritando e esperneando sem medo. E transe com quem quiser. Não se limite. Talvez só haja uma única regra a ser seguida: trate os outros como você gostaria de ser tratada. E ainda assim vai dar merda. De qualquer forma, ainda acho que é a melhor regra.

Mas de tudo o que já mencionei, há algo mais importante: a amizade. Só os amigos te tirarão da solidão. Só os amigos te farão rir quando você achar que o melhor da vida será se enfiar numa cama para nunca mais sair. Aliás, você vai ver, “nunca mais” é muito tempo, geralmente a gente não chega até lá. Mas, sim, os amigos: cuide deles como você cuidará de algo que gosta mais do que tudo no mundo. Eu, por exemplo, de livros. Meus amigos são minha biblioteca. Você elegerá algo também: há livros, plantas, filmes, bichos, música, tintas e telas, papeis e lápis, água do mar, chocolate, dança, café, árvores, teatro, selos, lagos, carros, computadores, muita coisa para comer e beber. Algo surgirá e aqui também não se limite. Porque também é paixão. Em muitos casos amor. E amor, minha filha, O amor, é raro. Você vai ouvir falar muito dele, muita gente te dirá que age em nome dele, mas preste atenção para não confundir: amor não é paixão, amor não é apego, amor não é medo, amor não é posse, amor não é vaidade, amor não é tesão. E amor não é traição. Por isso, minha filha amada, tenha pelo menos uma amiga para te servir um café a qualquer hora do dia. Quanto a você, tenha também sempre um bule à disposição. E tenha segredos.

Talvez tudo isso dê para um começo.


Mamãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário