segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A aula de balé

          Era o primeiro dia dela no balé. Dei banho, prendi seus cabelos lisos, finos e abundantes no coque mais perfeito que consegui fazer, para que nem um fio escapasse durante os movimentos que seu corpo com quatro anos nunca havia feito. Enquanto eu a vestia com meia-calça, collant, tutu e sapatilhas rosas, imaginava aqueles pezinhos em segunda posição. Está animada?, deixei escapar minha ansiedade.  Ela fez que sim com a cabeça, fornecendo-me um sorriso que apenas tentava aplacar a minha ânsia, que ela sentia. Eu não queria ser essa mãe, mas era. Quando tentava esconder a ansiedade em algum recôndito, o estrago era pior. Então ela aprendeu a sorrir assim e eu a acarinhá-la num pedido de desculpas, que não me impedia de colocar a câmera na bolsa para fotografá-la segurando graciosamente a barra, seus primeiros passos de bailarina.
          Chegamos com as outras meninas e suas mães, todas orgulhosas dos coques de suas filhas, com suas câmeras nas mãos, menos uma: a mãe da menina careca, também com meia-calça, collant, tutu e sapatilhas rosas, além de uma gaze passada inúmeras vezes ao redor de um dos seus braços. Foram todas para o centro da sala, ouviram a professora; depois para a barra, onde aprenderam a primeira e a segunda posições. Os movimentos não saíam do corpo da minha filha com facilidade. Ela começou a se balançar na barra quando deveria segurá-la com apenas uma das mãos, como fazia a menina careca, atenta e precisa nos seus movimentos.

          Esqueci de tirar a câmera da bolsa, nem me dei conta quando o coque da minha filha se desprendeu todo. Na próxima, ela iria apenas de rabo-de-cavalo. Ou nem iria mais, se não quisesse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário