quinta-feira, 18 de julho de 2013

Feliz aniversário, Leticia

Há uns 32 anos uma menina mestiça de carinha redonda entrou na sala de aula, vinda da capital para o interior do estado. Na hora do lanche, a professora me chamou: Luciana, pode fazer companhia pra ela? Ah, que saco, pensei, mas fiz. Descobri que na capital ela morava no mesmo bairro em que minha mãe cresceu. E na hora da saída, descobrimos que nossas mães foram amigas na juventude. Eu e essa menina nos encontramos na emoção de um reencontro.

Tive uma escova de dentes durante anos na casa dela, a casa onde a gente não tinha hora pra dormir e ouvia um violão sendo tocado todas as noites. Devo ter acordado mais na casa dela do que na minha durante a infância e a adolescência. Ela não aguentava me ouvir todas as manhãs: adivinha o que eu sonhei? (e, sim, querida, essa ainda é a minha primeira frase ao acordar)

Uma vez ela me deixou pra fora de casa porque eu não segurei direito a corda no cabo de guerra e ela rolou ladeira (ladeirão pra uma criança) abaixo. Soltou a tampa de um freezer na minha mão. Não tinha paciência pra me ensinar matemática: como você não entende ISSO? Um dia me apaixonei pelo ex-namorado dela. A gente não olhava mais direito uma pra outra, mas não perdia a oportunidade de se abraçar e dizer: tô com raiva, mas te amo. E seguia cada uma pro seu lado.

Ladeira, freezer, matemática, namorados, distância, seja o que for, não houve jeito desse amor diminuir. Minha amiga de carinha redonda e canelas finas cobertas por meias coloridas. Se há um autor da nossa história, penso que no dia em que a professora me pediu aquela gentileza ele pensou assim: hoje a Luciana ganhará um presente pra toda a vida.


Coragem é a atitude humana que eu mais admiro. Coragem de viver de acordo com quem se é, então...minha amiga tem essa coragem, nem deve saber o quanto me ensina, o quanto me inspira. Se você soubesse, minha amiga, como é grande, genuíno e puro o que eu sinto por você...dizem que é amor. Pode ser. Mas eu ainda acho que vai um pouco além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário